segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tipos de transmissões sem fios

Por infravermelhos- A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.


Por laser- Um laser é um dispositivo que emite luz ( radiação electromagnética ) através de um processo de amplificação óptica baseado na emissão estimulada de fotões . O termo "laser" originou-se como uma sigla para amplificação de luz por emissão estimulada de radiação.  A luz laser emitida é notável pelo seu alto grau de espacial e temporal da coerência , inatingível usando outras tecnologias.
Por microondas- As micro-ondas (microondas) são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.


Por rádio- Uma rede sem fio refere-se a uma passagem aéria sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.


Por satélite- Ideal para usuários em lugares distantes, como fazendas, cidades do interior e lugares isolados. Os usuários podem ter acesso a uma banda larga e através de uma antena de satélite para comunicação dos dados. Com velocidade de 500 Kbps, são mais rápidos que o sistema a cabo.

Com o protocolo IP e a tecnologia multicasting (múltiplo endereçamento IP), é capaz de enviar dados de vários usuários para vários lugares. A internet via satélite é uma das opções para lugares onde a rede de cabos não consegue chegar.

Para uma conexão sem fio via satélite, é necessário ter:

  • Antenas parabólicas;
  • Dois modens;
  • Contratar uma empresa que ofereça o serviço.
Funcionamento

Ao acessar a internet, haverá um modem que enviará os dados para sua antena. Essa enviará os dados para o satélite, que receberá o seu pedido de se conectar a um site. O satélite se comunica com uma antena na Terra, enviando os dados solicitados para a antena base, que reenvia os dados novamente para o satélite. Ele transmite os dados para sua antena e o outro modem fará a recepção dos dados, transmitindo-o para o seu computador.

Desvantagens
  • Preço – A mensalidade pode variar de R$ 400,00 a R$ 1199,00, dependendo do plano, além da cobrança de tráfego.
  • Interferência no sinal – Qualquer objeto, ou mesmo chuva em sua antena, há riscos de queda na conexão da Internet.

Vantagens

  • Atende a grandes distâncias.
  • Não necessita de infraestrutura terrestre.



Sem comentários:

Enviar um comentário