segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cabos coaxiais

Cabo coaxial fino (10base2)


Esse é o tipo de cabo mais utilizado. É chamado de "fino" porque a sua bitola é menor que a do cabo coaxial grosso. É também chamado de "thin enthernet" ou 10base2. Nesta nomenclatura, "10" significa taxa de transfrerência de 10Mbps e "2" a extensão máxima de cada segmento de rede.

Características e funcionamento
A malha metálica conductora é constituída por muitos condutores:
  • A malha é circular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando deste modo o condutor interior de interferências, o inverso também é verdadeiro, ou seja, frequências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo em outros equipamentos.
  • A blindagem eletromagnética é feita pela malha exterior.
  • Quando as frequências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, a condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores. Diminui-se assim a resistência da malha conductora.
O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5.


Cabo coaxial Grosso (10base5)

Esse tipo de cabo coaxial é pouco utilizado. É também chamado "Thick Ethernet" ou 10base5. Analogamente ao 10base2, 10base5 significa 10Mbps de taxa de transferência e que cada segmento de rede pode ter até 500 metros de comprimento. É conectado à placa de rede através de um transceiver.

Características e funcionamento:

Em redes locais, o cabo é utilizado fazendo uma divisão da banda em dois canais ou caminhos :

  1. caminho de transmissão ( Inbound);
  2. caminho de recepção (Outbound).
As principais características de redes locais com cabo coaxial de banda larga são as seguintes :

  1. aplicação em redes locais com integração de serviços de dados, voz e imagens;
  2. redes locais de automação de escritórios com integração de serviços.
Uma diferença fundamental entre os cabos coaxiais de banda base e banda larga é que sistemas em banda larga necessitam de amplificadores analógicos para amplificar periodicamente o sinal. Esses amplificadores só transmitem o sinal em um sentido; assim, um computador enviando um pacote não será capaz de alcançar os computadores a montante dele, se houver um amplificador entre eles. Para contornar este problema, foram desenvolvidos dois tipos de sistemas em banda larga : com cabo duplo e com cabo único.


Sem comentários:

Enviar um comentário